Cidade Zumbi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cidade ZumbiEntrar

Comunidade Brasileira de Fãs de Zumbis


descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyComo criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
Alguma vez você já se perguntou sobre como se portaria diante de uma emergência? Algumas pessoas não se preocupam e resolvem preparar kits como este apenas depois do desastre ter ocorrido. Crie um rápido kit de emergência através deste artigo, o qual deverá ajudar a lhe manter vivo e confortável por 3 dias, aconteça o que acontecer.




1°- Defina o que sobreviver significa para você. Isto pode significar manter todos os dedos das mãos e pés, ou mesmo continuar mantendo um certo luxo.

2°- Decida se o seu kit será de "um único uso", com itens descartáveis, ou um kit que pode ser reutilizado. Esta decisão é importante por dois motivos: o fato de que um kit de uso único só será utilizado em situações nas quais a morte está próxima e o fato de que os kits de uso único agregam a ideia de "sobreviver mesmo que em péssimas condições e sem outras pessoas". Um kit que pode ser reutilizado pode se tornar parte de seu estilo de vida, transformando possíveis "desastres" em meras inconveniências ou até mesmo aventuras.

3°- Evite o excesso de itens. Pode ser tentador e levará algum tempo até que você consiga manter a disciplina neste aspecto, mas resista ao pensamento de "Eu poderia precisar disso...". Um kit que seja muito grande ou muito pesado pode ser tão inútil quanto não ter nenhum kit.

4°- Encontre um abrigo. Esta é uma das maiores prioridades. O sol irá assar você, a chuva irá lhe congelar (hipotermia pode surgir rapidamente caso esteja na primavera, outono ou inverno, o que o manterá molhado) e, a não ser que você tenha a sorte de estar preso em um ambiente benigno, como o Taiti, a falta de abrigo será mais que um inconveniente. O abrigo pode ser uma barraca, tenda, lona ou mesmo um saco de lixo (caso você apenas queira sobreviver), bem como um trailer. As barracas de nylon que são dobráveis são super eficientes por ocuparem pouco espaço e poderem ser montadas facilmente. São especialmente eficientes quando o seu objetivo é ter um kit leve e prático. Certifique-se de ter cordas e prendedores adequados.

Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-Emergency-kit-Step-1

5°- Certifique-se de ter água. Existem recomendações sobre quanto de água você deveria armazenar em seu kit. Guarde pelo menos 1-2 litros para cada dia, dependendo de sua altura/peso. Caso você seja pequeno, escolha o mínimo; caso seja grande, escolha o máximo. Estas devem ser as quantidades mínimas levadas como referência. Quantidades inferiores a estas poderão lhe trazer problemas de saúde. O governo costuma recomendar 1 galão de água por pessoa, mas isto já inclui água para lavar, cozinhar, etc.


  • Como opções, você pode buscar embalagens esterilizadas, garrafas de água ou recipientes reutilizáveis. A vantagem das embalagens esterilizadas é que elas podem simplesmente ser armazenadas por um período maior sem preocupações, visto que elas costumam ter vida útil de 5 anos - diferentemente das garrafas de água convencionais, que precisam ser trocadas anualmente. Você também poderá utilizar recipientes reutilizáveis (geralmente feitos de plástico desmontável), que funcionam muito bem se você esterilizar a água ou se você os mantiver sempre lavados e trocando a água constantemente.


  • Comprimidos de purificação de água podem ser uma opção interessante, mas como o gosto destes pode lhe deixar enjoado, você poderá não desejar esta opção. Algumas lojas esportivas possuem itens para purificação de água.


Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-EMERGENCY-KIT-Step-2

6°- Reserve alimentos que somem aproximadamente 2000 calorias diárias por pessoa em cada dia. Existem diversas opções, mas as melhores não requerem qualquer preparo ou utensílios, como pratos. Alimentos em barra de todos os tipos se enquadram neste caso, como granola, cereais, etc. Todos funcionam bem, mas devem ser trocados anualmente ou seguindo as orientações sobre seu período de validade. A guarda costeira utiliza alimentos que possuem validade de 5 anos. Consiga alguns destes, caso possível, com a maior variedade possível, como nozes, grãos integrais, etc. Viver a base de alimentos em barras por 3 dias não é tão ruim.


  • O segundo melhor tipo de comida nestes casos são as refeições prontas que vem embaladas. Elas podem necessitar de alguns utensílios, mas geralmente podem ser comidos com facilidade. A quantidade excessiva de embalagens e o espaço ocupado por estas refeições geralmente as fazem ser deixadas de fora destes kits, visto que espaço e peso são fatores a se levar em conta.


  • Coma da forma mais saudável possível. Não caia no erro de levar apenas "doces, biscoitos e demais baboseiras". O açúcar pode causar uma queda de energia proporcional à sua altura. Também estressa o corpo e, em uma situação de estresse, essa é a última coisa de que você precisa. Cereais, nozes e outros alimentos lhe darão energia de forma gradual, além de lhe fornecer as gorduras necessárias, proteínas e nutrientes - cuja necessidade é ainda maior em tempos de estresse.


Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-EMERGENCY-KIT-Step-3

7°- Consiga uma cama quente.


  • Lã é a melhor opção para cobertor. Retêm o calor, mesmo quando molhada, além de retardar chamas e ser leve. Caso esteja em um local propício a incêndios, este tecido pode ser uma boa escolha.


  • Fique longe de algodão, visto que eles se comportam como pavios, absorvendo o calor para o seu corpo quando está úmido.


  • Consiga cobertores de cor laranja caso possível, pois são excelentes sinalizadores que podem ser úteis, principalmente quando existem crianças envolvidas.


  • Pode ser uma boa ideia incluir folhas de cobertores para emergências. Podem ser dobrados, ocupando pouco espaço, e podem manter a temperatura do corpo, agindo como uma barreira de vapor e quebra-vento.


  • Em climas frios, você pode optar por comprar sacos de dormir, visto que são eficientes em lhe manter aquecido e podem ser dobrados de forma a ocupar pouco espaço, tornando-se um item importante em seu kit para 72 horas.


Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-Emergency-kit-Step-4

8°- Embrulhe os itens de higiene que você precisa para ter algum conforto, mas não exagere. Papel higiênico, lenços de algodão (para o rosto, lavar roupas, etc.), lenços umedecidos, sabonetes e máscaras de poeira/vírus são essenciais. Outros itens importantes são escova de dentes, pasta, luvas de látex e absorventes (no caso de mulheres).

Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-Emergency-kit-Step-5

9°- Prepare um kit de primeiros socorros. Não utilize um kit de primeiros socorros regular, com 3.200 band-aids e algumas aspirinas. Consiga um rolo de gaze, algumas compressas de gaze, fita médica, alguns analgésicos, toalhetes com álcool, alguma pomada para queimaduras, algum coagulante para sangramentos (por exemplo, caiena, que também serve como antibiótico) e um pouco de vaselina ou algum outro lubrificante/hidratante. Você deverá fazer seus próprios band-aids com gazes e fitas, mas você certamente será capaz de cobrir a maioria dos outros pequenos ferimentos.

10°- Inclua ferramentas para auxílio e resgate. Novamente, não exagere na quantidade de itens. Você precisa de luz (varas de luz ou uma lanterna movida a manivela), aquecedores e um apito. Como adicionais, você pode querer ter um kit para fogueiras, alicates multi-uso, armas de fogo, cordas, rádios movidos a manivela e fita adesiva. Você também pode querer ter um canivete multi-uso (com uma serra, tesoura, pinça, faca, gancho, etc.). Geralmente, todo o resto é desnecessário. Se você vive em uma região rural, pode querer embalar também algumas linhas de pesca e anzóis, mas não exagere.

Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-Emergency-kit-Step-6

11°- Decida o que realmente vai ser empacotado.


  • Caixas grandes de plástico são de fácil acesso, mas não tente carregar uma destas para onde quer que você vá, além do fato da tampa se soltar facilmente (sim, você pode ter itens espalhados pela estrada ao carregar ela na traseira de uma caminhonete). Bolsas, mochilas e pacotes do dia-a-dia são opções mais viáveis, dependendo de seu orçamento e localização.


  • Se você deseja levar este kit com você e deseja que seja a prova d'água (o que é uma boa ideia, visto que muitos desastres naturais envolvem água), uma bolsa impermeável pode ser levada como uma mochila, sendo a melhor opção neste caso. Muitas são resistentes e impermeáveis, e várias delas permitem ser carregadas de diferentes formas.


  • Sacos zip, que geralmente são utilizados em frigoríficos, podem ser uma boa opção para manter os itens agrupados dentro de sua bolsa, além de mantê-los secos. Se algum item for vital, embale-o em dois sacos, com a ponta do zip de cada um apontando para uma direção diferente.


  • Alguns pequenos itens recicláveis, como garrafas e caixas, podem ser utilizados para kits domésticos de costura, pesca, higiene pessoal, etc.


Como criar seu Kit de Primeiros Socorros. 500px-Emergency-kit-Step-8

12°- Experimente! Leve-o quando for acampar, use-o várias vezes. Compre os itens como equipamentos de camping e insira-os em seu kit de 72 horas. Valerá o investimento e lhe ajudará a conhecer bem o seu kit e a saber como utilizar de forma adequada para quando você realmente precisar dele. Provavelmente o seu kit estará por perto quando as luzes se apagarem, quando não puder pegar aquele pacote de batatas fritas e abrir com seus dentes em seu carro, quando estiver atolado na beira da estrada, quando não puder encontrar uma lanterna em nenhum outro local, ou, claro, quando aquela enchente acontecer em sua cidade, lhe deixando ilhado em algum local.

13°- Consiga rádios e lanternas que não precisem de pilhas ou energia elétrica. Com estes itens, você poderá ter luz e informações sobre o que causou a tragédia - afinal, não haverão baterias ou pilhas durante uma emergência. Também tenha bastões luminosos. São mais seguros que velas, especialmente se esta emergência for um tornado ou terremoto, podendo ter destruído canos de gás. Alguns destes dispositivos também possuem funções para carregar celulares; isto só não servirá no caso de as torres de antenas terem sido destruídas ou danificadas, ou se o seu celular for danificado.




Dicas


  • Compre os melhores itens que você puder pagar. Você poderá utilizar alguns deles em atividades rotineiras que costuma fazer ao ar livre - apenas certifique-se de colocar depois tudo de volta em seu kit de emergência.


  • Aumente sua reserva de água de acordo com sua região. Alguns países possuem sugestões diferentes - conforme o clima, por exemplo. O Canadá recomenda cerca de 2 litros diários por pessoa, enquanto o estado do Arizona recomenda cerca de 4-8 litros por pessoa. A prática é a melhor forma de aprender; portanto, cheque e teste o seu kit.


  • Tenha uma lista de médicos e contatos familiares em seu kit, juntamente com informações pessoais. Em caso de algo lhe acontecer, a quem as pessoas devem chamar? Você possui alergias? Quem é você e onde você mora? Tenha todas estas informações, e outras, anotadas dentro de seu kit.


  • Comece novamente e considere ter um kit para seus animais de estimação também.


  • Mantenha algum dinheiro no kit. Caso ocorra alguma emergência que faça os bancos e caixas fecharem, você poderá precisar deste dinheiro.


  • Sempre siga as instruções dos oficiais, sejam policiais, bombeiros ou outro profissional específico e treinado para estas situações. O seu vizinho não é um oficial, a não ser que ele seja da polícia, corpo de bombeiros, defesa civil, etc.


  • Apenas utilize os itens de seu kit com as pessoas para as quais ele foi preparado quando não houver a possibilidade de repôr rapidamente estes itens. Os irresponsáveis deveriam ter preparado algo similar para eles, ao invés de apenas tentar sugar os recursos que você preparou para você, seus parentes e afins.


  • Certifique-se de ter jogos e livros como forma de se manter entretido.





Fonte: WikiHow

Última edição por Galileu em 28/7/2013, 02:38, editado 1 vez(es)

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
Simplesmente perfeito, Galileu! Eu já tinha um conhecimento prévio disso, mas, nada ao ponto de elaborar esse tópico inteiro. Parabéns para quem criou e para você que teve a paciência de postar aqui, haha.

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
Tópico muito bem elaborado, uns dos melhores do tema que eu já vi aqui. Parabéns.

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
R.Lincoln escreveu:
Tópico muito bem elaborado, uns dos melhores do tema que eu já vi aqui. Parabéns.

Opa, brigadão, Lincoln. xD

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
Muito bom tópico, dicas bem elaboradas, tópico muito bem organizado! Esse merecia estar como FIXO.

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
Achei muito bom esse seu tópico , vai me ajudar bastante na hora de criar meu kit de sobrevivência

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
agora fiquei em duvida entre arco ou kit Razz muito bom o topico galileu

descriptionComo criar seu Kit de Primeiros Socorros. EmptyRe: Como criar seu Kit de Primeiros Socorros.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder