Cidade Zumbi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cidade ZumbiEntrar

Comunidade Brasileira de Fãs de Zumbis


description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  Empty[Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
Os perigos de um abrigo subterrâneo

Quando começamos a pesquisar sobre abrigos de emergência, o que nos vêm à mente é aquele “bunker” subterrâneo. Não culpo ninguém por isso, afinal, onde quer que vejamos as pessoas estão sempre discutindo somente este tipo de proteção.

[Abrigo] Abrigo subterrâneo  DSC_0203

Não quero entrar no mérito de como construir o melhor abrigo, porém hoje lhes trago alguns perigos de se confiar em um recuo subterrâneo.

Inundações: Se as portas e paredes do seu abrigo não forem projetadas para serem à prova d’água, em um cenário de crise como tempestades ou até mesmo rompimentos de barragens e afins, você pode acabar com seu único ponto seguro inundado  ou pior, com você afogado dentro.

[Abrigo] Abrigo subterrâneo  DSC00480

Umidade: Se seu abrigo não estiver devidamente construído, após alguns meses poderá desenvolver mofo e começar a cair aos pedaços devido a umidade que virá do solo em volta. Nada pior do que abrir a porta do abrigo para se entocar e ver as paredes verdes.

Incêndios: Se seu abrigo ficar diretamente abaixo de sua casa você deve tomar cuidado especial com incêndios. Se o agressor em questão não conseguir entrar em seu abrigo e decidir incendiar a casa acima de você, provavelmente você fritará exatamente como se estivesse em um forno.

Fumaça: Uma das técnicas muito usadas em guerras era a de “esfumaçar” os ocupantes de um abrigo para forçá-los a sair ou morrerem asfixiados. Se a sua porta não for selada e sua entrada de ar for descoberta, qualquer fogueira com folhas verdes e plástico pode acabar enchendo seu bunker de fumaça e lhe obrigado a abandonar o local.

[Abrigo] Abrigo subterrâneo  Miramar_Smoke_Test_007

Corte de suprimentos: Já vi muitos bunkers que usam água encanada diretamente da rua ou dependiam de encanamentos para conectar o reservatório ao abrigo. O problema é que se os canos entupirem/quebrarem/enferrujarem com o tempo (ou outros fatores), você ficará sem acesso ao que estiver fora do abrigo. Toda água e comida têm de estar no mesmo ambiente em que você está.

Bloqueio da entrada: Há a possibilidade de que em cenário de crise algum objeto caia sobre a porta de entrada e impossibilite a saída dos ocupantes. Se seu bunker estiver abaixo de sua casa e esta desabar, você estará preso para sempre. Se estiver no quintal e uma árvore cair em cima, terá o mesmo destino…. e assim consequentemente. A melhor alternativa para contornar a situação é instalar uma saída de emergência ou opcional.

Propensão ao cerco: Agressores podem muito bem montar acampamento na porta de seu abrigo e esperar você sair implorando por comida ou água. É imprescindível que seus estoques sejam longos o suficientes para que os agressores desistam.

[Abrigo] Abrigo subterrâneo  US_Navy_071223-N-1132M-050_Soldiers_attached_to_2nd_Squadron,_1st_Cavalry_Regiment_breach_a_door_during_a_clearing_mission

Anulamento tático: A partir do momento que você entrou no seu abrigo e trancou a porta, o mundo lá fora vira um mistério. Enquanto você está lá dentro, pode haver um tanque de guerra se preparando para explodir sua porta que você nem ao menos saberá. Diferente de outros abrigos, o subterrâneo elimina suas chances de reagir a um ataque visto sua posição defensiva limitada. Para resolver isso, pode-se criar a entrada em “L”, muito usada em bunkers da segunda guerra mundial, porém o investimento será bastante alto.

Dificuldade de sigilo: Este serve para os outros tipos, mas vale salientar aqui. Como você vai explicar para o pedreiro/construtora para que quer um buraco no chão com paredes e tetos reforçados e encanamento independente da casa? A não ser que você construa o abrigo sozinho, terá de pensar na possibilidade que em caso de crise o pedreiro que rebocou as paredes pode aparecer na sua casa querendo entrar no seu bunker.

Enfim, poderíamos pensar em vários outros pontos de fraqueza de um abrigo subterrâneo. Eu pessoalmente acredito que é válido sim possuir um bom bunker embaixo da terra, mas o consideraria como o último dos últimos recursos… quando todo o resto deu errado. Se observar na história humana, os castelos e bases de defesa militares sempre adotaram locais mais altos, onde podiam ver tudo que está acontecendo a sua volta e ter a vantagem tática se houver combate.

A diferença entre bunker e cripta é bastante pequena

Tirado de: http://sobrevivencialismo.com/2013/07/20/os-perigos-de-um-abrigo-subterraneo/

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
é verdade, um bunker subterrâneo é muito perigoso, prefiro construir um bunker "não-subterrâneo", pois conseguimos ver oque há do lado de fora, não corre risco de inundação,pois está no alto de um morro, etc.

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
O negócio é entrar em um daqueles sobrados e reforçar as entradas, seria como um bunker para cima.

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
[ON]

É como o artigo diz, a diferença entre Bunker e Cripta é muito pequena. Eu não acho que bunkers sejam feitos para algo muito longo, é algo provisório para proteção (antigamente para possíveis guerras nucleares e catástrofes naturais), eram construídos para serem coisas que durariam semanas mas que não eram para durar por muito tempo...


[OFF]

Não gosto de ficar editando tópicos para deixá-los organizados e uma cópia mais precisa do artigo original, mas, neste caso foi necessário. O tópico estava sem as imagens do original, não continha organização e outros. O organizei e o deixei de melhor leitura. Lucio, procure trazer tópicos organizados, mesmo que perca tempo para deixá-los bonitos, tente deixar o máximo parecido com o original.

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
É, pelo que deu para ver não é mesmo uma boa ideia ter um bunker subterrâneo. Voto por irmos para um lugar fora das grandes cidades ou mesmo das cidades pequenas e ficarmos em regiões menos populosas.

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
Mas eu acho que tendo estudado e analisado o solo do lugar, é possível fazer algo bem feito que dure por mais tempo, talvez um ano. Na primeira imagem dá pra ver um lugar protegido da umidade interna e sem paredes que acumulem mofo.

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
é, mas primeiramente um bunker(como conhecemos) foi criado para se abrigar de bombas na segunda guerra, e depois na guerra fria contra bombas atômicas, eles são excelentes para alguns meses no máximo, e contra esse tipo de desastre, se eu vivesse em um lugar propenso a uma guerra atômica(coreia do sul, e EUA) certamente eu faria um, mas contra zumbis obviamente é uma escolha estúpida....

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
Um bunker contra zumbis realmente não e uma boa ideia(na minha opinião)porque como o tópico explica o bunker não foi feito para durar muito tempo então basicamente voce iria se prender em um buraco e esperar uma salvação milagrosa o que é difícil ou fica la dentro ate a comida acabar e ter de sair o bunker e uma boa se for a ultima opção e se nao for por muito tempo

description[Abrigo] Abrigo subterrâneo  EmptyRe: [Abrigo] Abrigo subterrâneo

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder