[Artigo] Chuva ácida

    Compartilhe
    avatar
    R.Lincoln
    Membro
    Membro

    Posts : 241
    Cadastrado : 17/07/2012

    [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por R.Lincoln em 23/7/2013, 12:50

    Introdução

    Se você andar pelas montanhas apalachianas, verá marcas de árvores enfraquecidas e mortas. Se morar na cidade, verá construções de pedra deterioradas, riscos no capô do carro ou grades e estátuas metálicas corroídas. Você pode observar os efeitos da chuva ácida praticamente em todo lugar, mas com a atenção do público e da mídia voltada para a ameaça do aquecimento global, a chuva ácida foi deixada de lado. O castigo do céu parece um problema do século XX - uma questão tratada nas décadas de 80 e 90 pela legislação.

    A chuva ácida ocorre com mais freqüência no Hemisfério Norte - a parte mais industrializada e poluída do globo. Os ventos podem soprar os gases das chaminés altas e carregar os poluentes para longe, atravessando estados e fronteiras nacionais no processo. A chuva ácida pode não ter a mesma abrangência global que os gases de estufa, mas é um problema transfronteira, conseqüentemente, internacional.


    As emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio reagem com
    o vapor da água na atmosfera para criar os ácidos nítrico e sulfúrico

    A chuva ácida, também conhecida como deposição ácida, é provocada por emissões de dióxido de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) de usinas de energia, carros e fábricas. Fontes naturais, como vulcões, incêndios florestais e relâmpagos também contribuem para a poluição feita pelo homem. SO2 e NOx tornam-se ácidos quando entram na atmosfera e reagem com o vapor d'água. Os ácidos nítrico e sulfúrico resultantes podem cair como deposições secas ou úmidas. A deposição úmida é a precipitação: chuva ácida, neve, granizo ou neblina. A deposição seca cai como particulados ácidos ou gases.

    Os efeitos da chuva ácida

    As florestas contam com a capacidade de tamponamento de seu solo para se protegerem da chuva ácida. As águas ácidas tiram as toxinas do solo, como o alumínio. As árvores absorvem as substâncias venenosas, e os escoamentos seguem para lagos, rios e canais. A chuva ácida também dissolve os minerais e os nutrientes úteis, como cálcio, magnésio e potássio, antes de as árvores absorvê-los. A chuva ácida raramente mata uma floresta totalmente, porém, ela retarda seu crescimento através de anos de degradação do solo. A perda de nutrientes e a exposição às toxinas aumentam as chances de as árvores caírem durante tempestades ou morrerem no inverno.

    Mesmo as árvores em solos bem tamponados podem enfraquecer com a forte neblina ácida. As florestas de alta elevação penetram nas nuvens ácidas, que tiram das folhas os nutrientes e acabam com a capacidade das árvores de resistirem ao frio. Os picos descobertos das montanhas apalachianas revelam o efeito venenoso da chuva ácida nas florestas de alta elevação.


    A chuva ácida pode corroer rocha e metal. Ela acelerou o
    processo natural de desgaste do rosto desse anjo em rocha.

    Materiais e acabamentos
    A chuva ácida possui a terrível capacidade de destruir rocha e metal, os materiais mais duráveis. Construções antigas, monumentos e lápides carregam sinais leves de corrosão ácida e deterioração. A deposição ácida acelera o desgaste natural causado pela chuva, sol, neve e vento.

    A chuva ácida também estraga a pintura de automóveis. A indústria automotiva considera a deposição ácida um tipo de precipitação ambiental corrosiva, além da seiva de árvores, pólen e excrementos de pássaros. As marcações ácidas deixam formas corrosivas e irregulares em superfícies horizontais. Pintar novamente é a única forma de reparar o acabamento de um carro desfigurado pela chuva ácida.

    Saúde

    Já que a chuva ácida pode matar animais aquáticos, enfraquecer árvores e decompor rochas, é como se ela pudesse também queimar seres humanos. Mas ela não afeta as pessoas da mesma forma que o faz com peixes ou plantas. A chuva ácida parece uma chuva comum - não há perigo em nadar em um lago ácido. Mas os particulados de nitrato e sulfato da deposição seca podem causar asma, bronquite e problemas cardíacos. O NOx na deposição ácida também reage com os VOCs (compostos orgânicos voláteis) para formarem o ozônio no nível do solo. O ozônio, ou poluição, agrava e debilita o sistema respiratório.

    O pH da chuva ácida

    Os cientistas expressam a acidez da chuva ácida usando a escala de pH. A escala define a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de uma solução com base em sua concentração de íons de hidrogênio. Os ácidos possuem uma alta concentração de íons de hidrogênio e um baixo pH. A escala varia de zero a 14, com a água pura a um 7.0 neutro. A maior parte da água, no entanto, não é exatamente pura. Mesmo limpa, a chuva normal possui um pH de aproximadamente 5.6. Isso porque ela reage com o dióxido de carbono na atmosfera e forma o ácido carbônico levemente ácido antes de se transformar em chuva.


    A escala de pH é uma medida de acidez e alcalinidade.
    A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos.

    A chuva ácida possui um pH de 5.0 ou menos. A maior parte da deposição ácida varia de pH 4.3 a 5.0 - algo entre a acidez do suco de laranja e do café preto. Mas a comparação entre a chuva ácida e os ácidos naturais e seguros pode ser enganosa. Mesmo sendo mais fraca, a chuva ácida destrói os ecossistemas, impedindo o crescimento de plantas sensíveis e matando ovos aquáticos delicados.

    Os programas que monitoram a chuva ácida analisam o conteúdo de hidrogênio para determinar o pH. Eles também medem as concentrações atmosféricas de ácido nítrico, nitrato, dióxido de enxofre, sulfato e amônio. Nos Estados Unidos, o NADP (National Atmospheric Deposition Program - Programa Nacional de Deposição Atmosférica) supervisiona a deposição úmida, enquanto o CASTNET (Clean Air Status and Trends Network - Rede de Tendências e Status do Ar Limpo) observa a deposição seca. O monitoramento da deposição ácida ajuda a determinar as cargas críticas, ou a quantidade de poluentes que um ecossistema pode suportar antes de ser prejudicado. As cargas críticas precisas ajudam a estabelecer metas eficazes de reduções do SO2 e NOx.

    Créditos à: Pesquisas no Google e HowStuffWorks.




    Suas escolhas definiram seu futuro.
    avatar
    Dantas
    Membro
    Membro

    Posts : 174
    Cadastrado : 29/05/2013
    Localização : Rio Grande do Norte

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por Dantas em 23/7/2013, 13:37

    Interessante. O pH da água da chuva e da chuva ácida se diferenciam por muito pouco, mas, me explique o que seria esse líquido de pH 14. "Limpador de dreno de líquido.".



    Nada é orgânico, é tudo programado! E eu achando que tinha me libertado...
    avatar
    sηiρєr
    Especialista
    Especialista

    Posts : 1385
    Cadastrado : 25/02/2012
    Localização : Santo André-Sp

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por sηiρєr em 23/7/2013, 14:31

    Cara, acho que a chuva ácida, pelo menos por enquanto, não é um problema com o qual nós devemos nos preocupar.



    - Some times you need to leave old friends and go to new friends.

    avatar
    R.Lincoln
    Membro
    Membro

    Posts : 241
    Cadastrado : 17/07/2012

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por R.Lincoln em 23/7/2013, 17:15

    Dantas escreveu:Interessante. O pH da água da chuva e da chuva ácida se diferenciam por muito pouco, mas, me explique o que seria esse líquido de pH 14. "Limpador de dreno de líquido.".

    Cara, nem eu sei. Dei uma pesquisada no Google, e achei algo parecido com um produto, algo que aumente o pH do líquido.

    sηiρєr escreveu:Cara, acho que a chuva ácida, pelo menos por enquanto, não é um problema com o qual nós devemos nos preocupar.

    Não acho o mesmo, para dizer isso no mínimo você não leu ou leu e não compreendeu o tópico. Se trata de algo que acontece com frequência em qualquer lugar, a chuva ácida retarda o crescimento do solo através de anos de degradação.




    Suas escolhas definiram seu futuro.
    avatar
    Sobrevivente
    Soldado
    Soldado

    Posts : 270
    Cadastrado : 02/07/2013

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por Sobrevivente em 23/7/2013, 20:17

    A chuva acida só é possível em locais com grande poluição e umidade se tiver apenas a poluição ela não ira acontecer (Um exemplo seria a Inglaterra)



    avatar
    sηiρєr
    Especialista
    Especialista

    Posts : 1385
    Cadastrado : 25/02/2012
    Localização : Santo André-Sp

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por sηiρєr em 24/7/2013, 17:10

    Cara, eu li o tópico, mas eu acho que o retardamento não chega a ser tão alto.



    - Some times you need to leave old friends and go to new friends.


    Conteúdo patrocinado

    Re: [Artigo] Chuva ácida

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 27/3/2017, 18:16