Cidade Zumbi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cidade ZumbiEntrar

Comunidade Brasileira de Fãs de Zumbis


descriptionPaintball. EmptyPaintball.

more_horiz



Paintball (do inglês: paint= tinta1 + ball= bola ) é um esporte de combate, individual ou em equipes, usando marcador de ar comprimido, Nitrogênio ou CO2 que atiram bolas com tinta colorida . O objetivo é atingir o oponente, marcando suas roupas com tinta, sem causar dano ou lesão corporal. Cada lado da disputa costuma usar uma cor diferente, tornando fácil identificar a origem do tiro. A partir dai podem encenar vários tipos diferentes de disputa: um contra um, grupo contra grupo, contagem de pontos, captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, como em qualquer outro jogo de simulação de combate.
O paintball é o esporte de aventura que mais cresce no mundo tendo, inclusive, mais praticantes do que o milenar surf, nos Estados Unidos. O paintball, por suas características, permite que não apenas homens joguem, mas também mulheres com qualquer idade. Os jogadores podem estar com qualquer condicionamento físico mas, óbvio, isso vai influenciar significativamente na experiência de jogo.
O esporte conta com cerca de 12 milhões de praticantes em todo o mundo

Tipos de jogos.

Existem três tipos básicos de jogos de paintball: speed, cenário, Real Action.
O speed, mais acessível aos iniciantes, divide-se em speed normal e "speed urbano". No primeiro, o campo de jogo é permeado com barreiras infláveis. No segundo, speed urbano, o campo possui obstáculos feitos de coisas cotidianas, tais como paredes, tonéis, carros, etc. A principal característica do speed/speed urbano é que a área de combate é pequena, normalmente as equipes conseguem se ver antes de começar a partida, são times pequenos (de 3 a 8 jogadores de cada lado) e gasta-se muita munição.
E existem também os jogos de cenário: Neles vocês simula um cenário real, com duas ou mais equipes (de tamanho variável, de acordo com a missão) e uma hierarquia de comando, em situações como - por exemplo - captura de líder, defesa de território, captura de bandeira, terror e antiterror, operações especiais, libertação de reféns, antibomba, etc. As possibilidades são virtualmente infinitas.
O Real Action é uma modalidade parecida com o cenário mas, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade,uma competição de regras mais extenso. Nos Estados Unidos o RA-Real Action é chamado de Milsin (Militar Simulation). Dentre os principais diferenciais do RA podemos destacar uma maior complexidade da missão, periodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam(jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros).
Para realização de jogos de RA e Cenário é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados - tudo com a devida permissão dos proprietários.

Paintball. LLcbNcu

Equipamento

O equipamento utilizado pode variar, segundo o tipo de competição, no entanto três coisas são requeridas sempre:

  • Marcador - Uma espingarda ou pistola pneumatica;


  • Paintballs - Pequenas esferas feitas de cápsulas de gelatina, contendo tinta, basicamente polietilenoglicol, outras substância não tóxicas e corantes variados, e que servem de munição para o marcador.


  • Equipamentos de proteção individual - Principalmente máscara para o rosto e roupas confortáveis.

No geral, o equipamento pode ser dividido em proteção e combate.

  • Proteção - a proteção mínima requerida de um praticante de paintball é uma calça (jeans normalmente), tênis, uma camiseta e - principalmente - a máscara! A máscara (especial) é a maior proteção do jogador porque o impacto direto de uma bolinha no rosto terá consequências muito sérias, que incluem, entre outras, quebrar dentes e cegar.

Em termos de proteção auxiliar (opcional) - e isso varia de pessoa para pessoa - pode-se usar coletes, blusões de manga longa, luvas, joelheiras, cotoveleiras, pescoceiras, macacões, botas, roupas acolchoadas, capacetes e mais algumas coisas nesse sentido.

  • Combate - o básico do combate é o marcador que precisa ter:
    - cilindro (de ar-comprimido, Nitrogênio ou de CO2) para propelir as munições; - carregador (normalmente gravitacional, mas existem eletrônicos e pneumaticos) para levar as munições; e - as munições as Paintballs (bolinhas carregadas de uma tinta especial).

A tinta de paintball sai fácil com água. Muito fácil mesmo, ninguém precisa se preocupar que vai "perder" uma roupa que use no paintball.
Equipamentos adicionais (não obrigatórios) de combate incluem: granadas de tinta, pistolas de paintball, rádio comunicadores, laringofones, capacetes táticos, camuflagem, lanterna, binóculos, escudos de paintball, minas terrestres de paintball, carregadores extras, bipés e tripés, arco e flecha (de paintball), Fardas e afins.
Inclusive em alguns cenários e grandes jogos, admite-se o uso de tanques de guerra (carros de combate blindados adaptados para paintball) e o uso de helicópteros reais para inserção e extração de equipes de operações especiais.
Normalmente todo equipamento mínimo necessário, podem ser alugados no local do jogo.
O uso da máscara é fundamental porque o impacto das munições de paintball, normalmente propelidas a cerca de 280 pés por segundo (fps), podem causar cegueira ou outros danos colaterais sérios.

Paintball. 0s1J88M

Locais de prática

Normalmente as pessoas optam por jogar em parques de aventura, os quais juntam num mesmo espaço todas as condições para se poder fazer jogos de paintball com toda a qualidade e segurança. Estes parques de aventura pertencem a empresas legalizadas e cumpridoras da legislação em vigor, garantindo os obrigatórios seguros de acidentes pessoais de animação turística e de responsabilidade civil. Nestes locais, normalmente são disponibilizados vários cenários diferentes para que os jogos sejam interessantes, bem como todo o equipamento necessário e também monitores com formação adequada para que possam auxiliar os jogadores em termos de segurança, arbitragem, apoio técnico e enquadramento dos jogos. Para além disso, contam com instalações de apoio como casas de banho, balneários e estacionamento que contribuem para que os jogos de paintball sejam uma experiência agradável e uma oportunidade de convívio com os amigos.
Os jogos em terrenos abandonados devem ser marcados por uma comissão organizadora juntamente com a parte responsável pelo terreno e com o aval da prefeitura para que não haja qualquer risco para jogadores e vizinhança. Apesar de ser um local de prática, pode ser mais considerado como um evento, pois não há funcionários,juízes e instalações e nem uma agenda a seguir.

Regras principais

O objetivo do jogo é capturar a bandeira no centro do campo e levar até à base adversária, porem existem outros tipos de jogo, como missões,mata-mata entre outros, isso varia de campo para campo. Cada jogo tem uma duração máxima variando de 10 a 15 minutos em campeonatos, nos campos esse tempo é pré estabelecido pelo juiz responsável. O jogador é eliminado quando uma bola o atinge e estoura, em qualquer lugar do corpo ou equipamento que ele usa dentro do campo, isso em campeonatos,já em campos normais a eliminação fica estabelecida de acordo com a regras do campo ou em um consenso entre jogadores e juiz. Existem juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Vencerá o jogo a equipe que conseguir agarrar e levar a bandeira até a base inimiga ou ter eliminado toda a equipe adversária, isso para campeonatos. Acabando o tempo limite do round, vence a equipe que tiver a bandeira, se ninguém estiver com ela, a equipe que a agarrou primeiro e se ninguém a tiver agarrado durante o jogo vence a equipe que tiver eliminado mais jogadores adversários. Crianças de até 10 anos não podem praticar o desporto. A regra mais enfatizada em campos tradicionais é nunca tirar a máscara no campo de jogo, essa regra é enfatizada a todo custo em todos os campos de paintball.

Cenário

A maior parte dos jogos são construídos com base no "jogo das bandeiras". Não é preciso pertencer a uma equipe necessariamente, pode-se simplesmente combinar com amigos e ir jogar num campo. Mas esse modo de jogo chama-se Capture the Flag. Além deste modo de jogo existem outros como: DeathMatch, Capture Objective, Rescue the Hostage, entre outros. Estes modos de jogo são utilizados no recreativo.
No airball só existe um modo de jogo, o deathmatch. Este tipo de jogo consiste em marcar(acertar) todos os jogadores adversários. A rodada acaba quando a equipa adversária ficar sem nenhum elemento em jogo.
Alguns jogadores praticam uma vertente do cenário conhecido como Real Action. Nessa modalidade, a ideia é buscar a similaridade com ações militares ou policiais mas não existem regras ou objetivos bem definidos. Cada jogador deve carregar o marcador com quantidades reduzidas de bolinhas, usando-se assim potes menores do que os usados para carregar a munição nos outros modelos de jogos. Em uma vertente, existem pontos fatais e não fatais; Cabeça, tronco e costas são locais fatais. Nos outros pontos, "ferimentos" tratados por "médicos" ou "avarias" nos marcadores tratadas pelos "armeiros". Em outra vertente bem recente em virtude da marcação falha existe o No-Shirt, em que os jogadores jogam sem camisa para maior precisão na marcação (visto o gemido e a forte vermelhidão no local do tiro). Como a prática é reduzida e se assimila mais a um jogo militar que o paintball, as regras variam para cada grupo praticante e os objetivos não são convencionais, atribuindo pontos por missões distintas e com isso dificultando campeonatos ou torneios esportivos.

Segurança

A segurança é o item mais visado no desporto, pois além de ter a máscara (uso obrigatório) existe também o Barrel Plug, uma espécie de rolha que se põe na extremidade do cano do marcador enquanto o jogo não se inicia. Quando você é atingido por uma bola a sensação é semelhante à de uma pedrada veloz, forte e ardente, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. É comum o jogador sair com algumas marcas. Nas partes mais sensíveis do corpo, como pescoço, partes posteriores do braço e virilha, o impacto é mais intenso, podendo causar hematomas.
O ideal é que se utilize roupa reforçada, luvas, pescoceiras, botas (dependendo do terreno). Por isso é muito comum se ver em campeonatos os jogadores usando muitos equipamentos de proteção, todos feitos especialmente para a prática do Paintball, mas não só pelo impacto da bola, principalmente no Speed, quase o tempo todo o jogador estará se usando de movimentos mais ousados como Slides e Superman (Peixinho) e as cotoveleiras, joelheiras, Short de proteção, são bastante importantes para evitar lesões.
Os equipamentos utilizados em campos comerciais têm como objectivo garantir a segurança dos participantes, devendo ser sujeitos a uma manutenção rigorosa para permitir a sua utilização sem perigos para os jogadores. Geralmente estão preparados para trabalhar com pressões inferiores à pressão utilizada nos marcadores que são usados em campeonatos, que trabalham a 300 FPS (pés por segundo).
Também, em 2011, campos de paintball da Inglaterra passaram a alertar sobre o risco da prática deste esporte pelas mulheres que utilizam silicone, após uma jogadora ter seu implante rompido depois de ser atingida durante uma partida. ; fato que - apesar do enorme número de praticantes do esporte no mundo, não se repetiu.

Registro de equipamentos

De acordo com a legislação brasileira, o Decreto-Lei nº 3.665, de 20 de novembro de 20006 , todo e qualquer marcador (arma de paintball) deverá ser registrado no Exército Brasileiro e os jogadores deverão obter Certificados-Registro (CR).


Vertentes do desporto


Existem duas vertentes principais no Paintball. O Paintball recreativo, virado para a diversão e o convívio, e o Paintball de Competição.
O Paintball recreativo tem muito maior expressão que o Paintball de competição pois está destinado ao público em geral, não precisando de nenhuma preparação física especial nem de equipamento específico. Desta forma, é realizado por vários tipos de grupos como despedidas de solteiro, aniversários ou grupos de amigos. Também é muito utilizado por empresas em actividades de team-building. Crianças de até 10 anos não podem praticar esta atividade.
O jogo na modalidade "Speed" costuma ser mais rápido, e o jogador usa como barricadas os Air Balls (obstáculos inflável e coloridos). Nesses tipos de campos costumam ocorrer as competições profissionais. Já na modalidade "Cenário", o campo é temático, pode simular um campo de batalhas, com tambores, entulhos, artigos de demolição, casas, etc. Nestes casos, dependendo da dificuldade e do tamanho do campo, a partida pode demorar bem mais que num campo do tipo "Speed". No entanto, a duração dos jogos é sempre adaptada de modo a garantir o máximo de diversão a todos os participantes sem que nenhum fique demasiado tempo à espera de jogar. Um jogo de Paintball recreativo bem conduzido é uma garantia de diversão para todos.

Airball
A vertente de competição necessita de mais recursos e por isso não está acessível a todos, sendo que aí são lançados os últimos desenvolvimentos em termos de marcadores e equipamentos; os marcados comuns são eletrônicos, mais velozes e mais modernos, chegando a disparar até 40 bolas por segundo, e possuindo conexões USB para configurar com o auxílio do computador. Sempre acompanhado do marcador eletrônico está os loaders (equipamento usado para alimentar as balas à arma) que precisam acompanhar o ritmo dos marcadores, e por isso chegam a alimentar até 50 bolas por segundo, e terem modernos sensores para só girar o motor de alimentação quando for necessário, evitando a quebra das bolas ainda no loader. A outra diferença da vertente "Tático" seriam os cilindros, que armazenam ar comprimido em altísimas pressões, e por isso a necessidade da utilização de cilindros especificamente fabricados para esse fim, normalmente feitos de fibra de carbono. O Campeonato Mundial já é transmitido pela ESPN. Na América do Norte e Europa o speedball está a ser popularizado. O CSP - Circuito Sul-Americano de Paintball e o CBP (Circuito Brasileiro de Paintball), nos 6 países onde é realizado, também é frequentemente transmitido por vários programas de esportes.


Principais torneios


Internacional
Existem cinco torneios com expressão: o CSP (Circuito Sul-Americano de Paintball)[1], PSP (Paintball Sport Promotional),o NPPL(National Paintball Players League) dos Estados Unidos, o Millennium Series da Europa Ocidental e o Centurio Circuit da Europa Oriental.
Até agora, o domínio das marcas do meio é evidente na organização destes eventos mas de futuro, através da criação de clubes, associações e, posteriormente, de federações, pretende-se estender a modalidade a organizações e empresas exteriores ao Paintball com o objectivo de facilitar o acesso a patrocínios. Até ao momento raras são as equipes que não contribuem financeiramente em quase 80% para a sua práctica.

Nacional
Existe um único torneio realizado no Brasil, que é o CBP (Circuito Brasileiro de Paintball).



EM BREVE TÓPICO COMPLETO SOBRE MARCADORES DE PAINTBALL.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
meu pai tinha uma arena de paintball aqui na minha cidade, até que ele vendeu, pois não estava lucrando.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Gostei do tópico, eu nunca joguei paintball, na verdade então não tenho muito a acrescentar. Sei que eu já joguei algo parecido com armas de Airsoft, a diferença é que essas bolinhas de Airsoft não marcam, daí meio difícil o pessoal não dar uma "roubada" no meio da partida.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Paintball é bom para testar a mente e o físico, eu gosto bastante, só que recentemente eu tenho jogado mais Airsoft com alguns amigos no condomínio em que vivemos, é mais prático de se fazer porque a gente não tem um tempo livre muito grande pra reunir todo mundo e ir. Ainda sim eu prefiro o paintball.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Eu também nunca joguei paintball, pelo menos não que me lembre.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Cara... no paintball você separa os homens dos meninos, de verdade.

Muita gente que falava um monte, chegou na hora e ficava perdido.

Se você nunca jogou, jogue, porém se quiser fazer a coisa ficar massa mesmo, leve uma pessoa que entende seus sinais para jogar... cara, é fantástico. Quando você vê uma estratégia de invasão dando certo quando você é o ponta de lança, não tem preço.

E nota: dói? dói, pra caralho dependendo do lugar, mas é uma dor que você se orgulha kkk

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Exato, Living. Eu faço parte de um grupo que pratica todos os domingos, sempre quando dá eu vou. É uma diversão muito grande. Gritar ordens para seus amigos, gritar vitória quando vence o Mata-Mata, ou quando captura a bandeira inimiga, realmente é ótimo. Agora precisa de bons jogadores, tem muitos que ficam com medo de sentir dor e acaba atrapalhando todo o time. Já levei uma bolinha na máscara que entrou pelo espaço onde respira, acertou meu lábio, sangrou e inchou, foi ruim na hora, mas depois tive boas histórias para contar.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Cara, fiquei muito curioso agora, quanto sai mais ou menos, numa média pra levar uns 6 amigos??
Quanto fica pra cada, com 100 bolinhas.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
sηiρєr escreveu:
Cara, fiquei muito curioso agora, quanto sai mais ou menos, numa média pra levar uns 6 amigos??
Quanto fica pra cada, com 100 bolinhas.


depende muito do lugar, em cada, o preço é diferente. e em alguns locais, ganha desconto quando tem muitos jogadores.
e também se o jogador quiser recarga, ele tem que pagar.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
sηiρєr escreveu:
Cara, fiquei muito curioso agora, quanto sai mais ou menos, numa média pra levar uns 6 amigos??
Quanto fica pra cada, com 100 bolinhas.


Depende muito do campo onde você jogara, irei dar um exemplo do campo no qual eu jogo.
Bom, lá é preciso de 12 membros no mínimo para jogar, que no caso fica 6 pra cada lado. Caso não tenha 12 membros, você ainda assim terá que pagar a quantia de 12 membros.
Lá o preço é o seguinte: Cada um paga vinte reais para iniciar a partida, com isso tem direito á: Máscara, colete, marcador e 50 bolinhas. Porém, você pode por mais, caso queira, ai terá que pagar mais sete reais, assim, você faz a recarga de mais cinquenta bolinhas.
Vamos supor que eu juntei 10 pessoas para jogar, sendo que o preciso para inicio da partida é 12. Eu poderei iniciar sim, só que ainda terei que pagar 40 reais, dois que não participaram.
Bom, é assim que funciona lá. Quando eu vou geralmente uso 200/250 bolinhas, por que eu gosto de atirar (rs), agora se for na estratégia você consegue ficar o jogo todo só com 100, ou até menos.

Confira um vídeo do Campo:

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
Muito massa mesmo, mas aqui na minha região fica meio inacessível, pesquisei mas o mais perto ainda assim é longe. Mas quem sabe um dia, né!

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
O lance é formar um grupo grande que você tenha certeza que topa e não é um cone na hora da partida. Vou tentar organizar de ir esse final de semana e ver no que dá.

descriptionPaintball. EmptyRe: Paintball.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder