Cidade Zumbi
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cidade ZumbiEntrar

Comunidade Brasileira de Fãs de Zumbis


descriptionComponentes da Munição EmptyComponentes da Munição

more_horiz
Visto que muitos membros querem discutir sobre armas de fogo, e nem sabem diferenciar cartucho de projétil, irei fazer uma breve apresentação para vocês.

Cartucho
Componentes da Munição Cartucho

Vamos começar definindo cartucho, a unidade de alimentação duma arma de fogo. Um cartucho é composto por estojo, propelente, projétil e espoleta. Esse conjunto de artefatos resultará no necessário para a realização de UM disparo com uma arma de fogo. Acima, você vê um cartucho de calibre 7,62.

Projétil
Componentes da Munição Projetil

Como disse acima, o projétil é apenas uma parte do cartucho. É ele que transfixa o alvo, é a “ponta” móvel (no caso de cartuchos de revólveres e pistolas) que se desprende do cartucho quando a arma de fogo é disparada. Acima, um prójetil, após o disparo.

Estojo
Componentes da Munição Estojos

O Estojo, que também é parte do cartucho, é o que vulgarmente se chama de “casca” do cartucho. É o compartimento onde a pólvora – propelente – é armazenada, e é ejetado das armas semi-automáticas quando o disparo é efetuado (pistolas), ou, no caso do revólver, a parte que fica no “tambor”.

Espoleta
Componentes da Munição Espoleta

É a capsula responsável pela chama inicial no interior do estojo, fazendo com que ocorra a queima do propelente (pólvora) e o desprendimento do projétil ao estojo. Geralmente, em estojos dourados, a espoleta é cromada, ficando na parte anterior do cartucho.

Munição

Munição é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de cartuchos. Quando dizemos que a “munição” acabou, queremos dizer que não há sequer um cartucho para realizar disparos.




Gostou do tópico? Aprendeu alguma coisa? Quer que eu acrescente algo?
É só comentar aí em baixo.

Créditos: Yves HMR
(Me pediu para fazer a postagem do tópico por estar ocupado.  Assobiando )

Última edição por Galileu em 28/7/2013, 03:15, editado 1 vez(es)

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
eu já sabia como funciona um cartucho de um rifle, pistola, revolver, etc. ; mas poderia fazer um tópico explicando o cartucho de uma escopeta (shotgun, 12)

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Dá pra trocar o propelente Pólvora por Álcool???

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
o projetil da shotgun(.12) pode ser substituído por praticamente quase tudo, mais teria que ter pólvora e espoletas pra fazer um cartucho completo. Vc poderia colocar alguns chumbinhos ou então um bala (já vi pessoas no youtube fazendo isso) e o tiro é potente até uns 20 metros.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Como assim? Você pode montar uma munição qualquer desde que tenha espoleta e pólvora??

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Nossa, to fazendo uma arma de fogo, daquelas bem antigonas, que atiravam bolas de ferro.

É tipo um canhão em miniatura funcional.

A diferença é que os propelentes (os explosivos, no geral) não ficam na bala
e sim no cano da arma.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
É, eu sei do que você está falando.
Você põe uma quantidade certa de pólvora negra no cano e amassa ela lá no fundo, daí põe o projétil e quando aperta o gatilho uma ignição estoura a pólvora e lança o projétil.

Você está fazendo?? Interessante, se possível poste fotos depois. Ou não, né.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Cuidado Murilo, estes tipos de arma são muito perigosos, o cano pode explodir, principalmente se ela for caseira, muito cuidado mesmo.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
o vizinho do meu tio, estava caçando no sitio dele com uma dessas, mesmo não sendo caseira, ele foi socar a pólvora no cano e deixou cair a espingarda no chão, ela estava pontada pro rosto dele. Foi uma cena horrível. eu só vi por foto.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Cuidado Murilo, estes tipos de arma são muito perigosos, o cano pode explodir, principalmente se ela for caseira, muito cuidado mesmo.


Ducati, estamos tomando cuidado, o cano será reforçado, na hora de atirar faremos um mecanismo para atirar por nós para ficarmos lonje, haverá testes com os explosivos antes e toda uma roupa de proteção, um balde d'água e um kit de primeiros socorros de prontidão.

E é somente para fins acadêmicos.

Tipo, só para experimentação, estudos e demonstração mesmo...

roupa de proteção:

e mais ou menos assim:
Spoiler :

mas não sei se este é o topico certo para falar sobre isso, se quiserem eu crio um tópico pra postar os desenvolvimentos do projeto.

*Medo de levar WARN administradores me traumatizaram... kkk

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Tá certo, mas ainda não me responderam se pode trocar a pólvora por algum outro combustível.

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
Sniper, não sei. Pelo que vejo é por que a pólvora causa grande pressão.

Talvez poderia ser trocada por fulminato de mercúrio, que tem a ação beeeeem mais rápida, porém é mais caro e dificil de achar, e nem sei se é Legal aqui no Brasil...

ou um tipo de pólvora diferente do que você usa...

descriptionComponentes da Munição EmptyRe: Componentes da Munição

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder