Pirâmide Alimentar Explicada

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    Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por glubrasil em 18/5/2013, 15:28

    Olá pessoal beleza?
    Bom, sei que muitas pessoas tem duvidas sobre a Alimentação, e não só em uma apocalipse zumbi, mas sim para ter uma "vida mais saudável".
    Bom, então como faz tempo que eu não venho aqui, quero deixar esse tópico o mais explicado o possível.

    Mas por que você esta nós falando isso? aqui não é um site de nutricionismo, aqui é um site de debate e discussões sobre zumbis,
    Dai eu falo :

    Você não vai viver de "hamburguês de micro-ondas e nem de salgadinhos, Pois assim você estará se alimentando errado, e também, vai sobrar muito menos energia para você, e você pode ficar obeso.



    Bom , vamos a uma explicação básica:

    O conceito da Pirâmide Alimentar teve início nos EUA e ao chegar ao Brasil sofreu algumas alterações para se adaptar aos hábitos dos BRASILEIROS.

    Então,é o seguinte, quando veio para o Brasil foi feita alterações para que se encaixe a uma pessoa BRASILEIRA ( hábitos alimentares do brasileiro(a). )



    A pirâmide proposta para nós foi dividida em quatro níveis.

    - Primeiro nível: grupo dos cereais, tubérculos, raízes;

    - Segundo nível: grupo das hortaliças e grupo das frutas

    - Terceiro nível: grupo do leite e produtos lácteos; grupo das carnes e ovos e grupo das leguminosas (feijões),

    - Quarto nível: grupo dos óleos e gorduras e grupo dos açúcares e doces.



    O Primeiro Nível deve ser consumido bastante. É constituído pelos seguintes alimentos: pães, farinhas, massas, bolos, biscoitos, cereais matinais, arroz, feculentos e tubérculos. Devemos sempre dar preferência às versões integrais, já que aumentam a saciedade e ajudam e controlar os níveis de colesterol e açúcar do sangue. Este é o grupo que nos dá a energia necessária para nossas atividades diárias.


    O Segundo Nível são as frutas, legumes e verduras, grupo que fornece as vitaminas e minerais. As vitaminas são essenciais para reações metabólicas do nosso organismo, ou seja, elas regulam e coordenam a atividade das células, agindo na base dos processos fundamentais do organismo. Já os minerais são substâncias que participam principalmente da construção dos ossos e dos dentes e na formação dos glóbulos vermelhos. São também responsáveis pelo equilíbrio hidro-salino e certos ciclos metabólicos.


    O Terceiro Nível é composto por três grupos. Grupo 1: leites, queijos e iogurtes, devem ser consumidos somente uma vez ao dia e em pequena quantidade. Grupo 2: carne bovina e suína, aves, peixes, ovos, miúdos e vísceras, de onde temos nosso maior aporte de proteína e ferro. Grupo 3: feijão, soja, ervilha, grão de bico, fava; este grupo é rico em proteína, fibra e minerais.

    O Quarto Nível são os óleos, gorduras, açúcares e doces. Este último grupo pode estar presente diariamente em nossa dieta, no entanto, ele deve ser consumido com moderação. Se consumido em excesso pode causar aumento do colesterol, diabetes do tipo 2 e principalmente levar à obesidade.

    Aqui uma imagem de uma piramide alimentar BRASILEIRA, procurei na internet, essa é a mais fácil de entender!



    Bom,peguei de vários sites usando o  :google:  então, não tem créditos, pois juntei matérias de vários sites.

    LEMBRANDO : ESSA TABELA, NÃO SUBSTITUI UMA IDA A UM NUTRICIONISTA, MAS EM CASOS DE UMA APOCALIPSE ZUMBI, PODE SER USADA COMO BASE.



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por marcio01 em 19/5/2013, 00:14

    Acho que num apocalipse zumbi, vc teria que comer o máximo de carboidratos e lipídios possível, pois nunca se sabe quando será a hora de correr de uma 'manada' de zombies ou passar vários dias sem comida, mais sempre ingerindo outros alimentos pra repor vitaminas e minerais.
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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por sηiρєr em 19/5/2013, 10:23

    Cara, obesos talvez nó não ficaremos, mas desnutridos, com certeza.

    Os lipídios e carboidratos, Marcio, são queimados muito rápidos, então não adianta comer muito deles, já que ele são consumidos pelo organismo muito rápido e geralmente se não forem acompanhados por fibras eles podem te deixar com prisão de ventre, visto que são compostos das massas.

    Só para saber, glu, mas os 2 litros diários que devemos tomar de água contam com a quantidade de água que ingerimos nos alimentos???



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por Galileu em 19/5/2013, 14:42

    sηiρєr escreveu:Cara, obesos talvez nó não ficaremos, mas desnutridos, com certeza.

    Os lipídios e carboidratos, Marcio, são queimados muito rápidos, então não adianta comer muito deles, já que ele são consumidos pelo organismo muito rápido e geralmente se não forem acompanhados por fibras eles podem te deixar com prisão de ventre, visto que são compostos das massas.

    Só para saber, glu, mas os 2 litros diários que devemos tomar de água contam com a quantidade de água que ingerimos nos alimentos???

    2 litros diários de água? O mínimo são 3 litros por dia.



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por glubrasil em 19/5/2013, 14:51

    sηiρєr escreveu:Cara, obesos talvez nó não ficaremos, mas desnutridos, com certeza.

    Os lipídios e carboidratos, Marcio, são queimados muito rápidos, então não adianta comer muito deles, já que ele são consumidos pelo organismo muito rápido e geralmente se não forem acompanhados por fibras eles podem te deixar com prisão de ventre, visto que são compostos das massas.

    Só para saber, glu, mas os 2 litros diários que devemos tomar de água contam com a quantidade de água que ingerimos nos alimentos???

    Os litros de água que devemos tomar por dia, não contam com a comida, você deve tomar os dois litros de água normalmente, independente de sua alimentação!

    E lembrando :
    2 litros de água = para uma pessoa normal ( que não faz exercícios físicos )
    3 litros ou mais de água = para uma pessoa atlética ( que pratica corrida, caminhada, malha, etc )



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por Galileu em 19/5/2013, 15:21

    glubrasil escreveu:
    sηiρєr escreveu:Cara, obesos talvez nó não ficaremos, mas desnutridos, com certeza.

    Os lipídios e carboidratos, Marcio, são queimados muito rápidos, então não adianta comer muito deles, já que ele são consumidos pelo organismo muito rápido e geralmente se não forem acompanhados por fibras eles podem te deixar com prisão de ventre, visto que são compostos das massas.

    Só para saber, glu, mas os 2 litros diários que devemos tomar de água contam com a quantidade de água que ingerimos nos alimentos???

    Os litros de água que devemos tomar por dia, não contam com a comida, você deve tomar os dois litros de água normalmente, independente de sua alimentação!

    E lembrando :
    2 litros de água = para uma pessoa normal ( que não faz exercícios físicos )
    3 litros ou mais de água = para uma pessoa atlética ( que pratica corrida, caminhada, malha, etc )

    Obviamente que não existiria sedentarismo numa zona de perigo, ainda mais como tal "apocalipse zumbi". Se ocorresse qualquer catástrofe, a necessidade de se ter um bom rendimento físico seria importantíssima, duvido muito que alguém conseguisse sobreviver numa situação de perigo de um jeito sedentário.



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por glubrasil em 19/5/2013, 15:37

    Galileu escreveu:
    glubrasil escreveu:
    sηiρєr escreveu:Cara, obesos talvez nó não ficaremos, mas desnutridos, com certeza.

    Os lipídios e carboidratos, Marcio, são queimados muito rápidos, então não adianta comer muito deles, já que ele são consumidos pelo organismo muito rápido e geralmente se não forem acompanhados por fibras eles podem te deixar com prisão de ventre, visto que são compostos das massas.

    Só para saber, glu, mas os 2 litros diários que devemos tomar de água contam com a quantidade de água que ingerimos nos alimentos???

    Os litros de água que devemos tomar por dia, não contam com a comida, você deve tomar os dois litros de água normalmente, independente de sua alimentação!

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    2 litros de água = para uma pessoa normal ( que não faz exercícios físicos )
    3 litros ou mais de água = para uma pessoa atlética ( que pratica corrida, caminhada, malha, etc )

    Obviamente que não existiria sedentarismo numa zona de perigo, ainda mais como tal "apocalipse zumbi". Se ocorresse qualquer catástrofe, a necessidade de se ter um bom rendimento físico seria importantíssima, duvido muito que alguém conseguisse sobreviver numa situação de perigo de um jeito sedentário.

    Acho que ter um bom rendimento físico, como você falou é importante, em tudo , exemplo:

    Não adianta a Maria ter 60 kg, e não fazer exercícios físicos no seu dia-a-dia, pois a Maria não vai ter a resistência para uma corrida, talvez ela consiga correr mais que o João que é totalmente sedentário e obeso , mas comparado com o Marcos que pratica caminhada,faz exercícios físicos, a Maria e o João iram ser inferiores e terão menos chances do que o Marcos.

    Esse é um exemplo que eu aprendi na academia . haha

    Segundo o Ministério da Saúde, o número de brasileiros que praticam atividade física regular aumentou em 2008, mas ainda é baixo. Hoje, 16,4% da população é considerada ativa. A Organização Mundial de Saúde considera ativa a pessoa que pratica 30 minutos de exercícios leves ou moderados por pelo menos cinco dias na semana.
    Tipo, somente 16,4% da população do Brasil é ativa, então o restante 83,6 são sedentárias.





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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por sηiρєr em 19/5/2013, 19:44

    Eu faço 1 hora por uns 4 ou 3 dias da semana, sou ativo??



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    Re: Pirâmide Alimentar Explicada

    Mensagem por glubrasil em 19/5/2013, 20:34

    sηiρєr escreveu:Eu faço 1 hora por uns 4 ou 3 dias da semana, sou ativo??

    Sim,você é considerado uma pessoa ativa! Sorridente


    So que se seu objetivo é hipertrofia ( ganha de massa muscular ) você tem que ter uma boa dieta e suplementar com o basico, se aqui fosse forum de musculação te explicaria mais afundo..


    Mas sim, você é uma pessoa ativa ( você faz parte dos 16,4% )



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