Bestas e/ou Balestras

    Compartilhe

    Galileu
    Secretário
    Secretário

    Posts : 956
    Cadastrado : 01/06/2012
    Localização : Rio Grande do Norte

    Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por Galileu em 13/1/2013, 23:08

    A besta (pronuncia-se bésta) ou balestra é uma arma com a aparência de uma espingarda, com um arco de flechas acoplado no lado oposto da coronha, accionada por gatilho, que projecta dardos similares a flechas, porém mais curtos. Ela foi bastante usada no século XVI e chegou a coexistir com e depois foi substituída pelos mosquetes, primeiras armas de fogo. Hoje, continua a ser fabricada, pois é usada por caçadores em algumas partes do mundo. Alguns modelos sofisticados também são utilizados por forças especiais.

    A palavra besta, que deriva do latim tardio ballista, deu origem às armas de guerra que são a balista e a besta.

    ~ Besteiro é o nome dado a um soldado armado com uma besta
    ~ A uma besta fixa e pesada chama-se balista.




    Origem

    Acredita-se que a besta foi criada muito antes da era cristã pelos chineses. Desde o século III a.C., que a besta está totalmente desenvolvida e o seu uso difundido na China. Encontraram-se em Xi'an bestas entre os soldados do exército de terracota no túmulo do imperador Qin Shi Huangdi (260 a.C.-210 a.C.). Leonardo da Vinci chegou a desenhar a besta, porém não a fabricou. As verdadeiras origens desta arma são controversas e de difícil conclusão já que muitos povos a utilizaram em pequena e grande escala. A besta tinha diversas variações e tamanhos para diferentes projécteis que podiam ser atirados sendo os mais comuns as próprias flechas e o quadradelo de aço que continha uma ponta semelhante a uma pirâmide que facilitava a entrada na carne ou armadura inimiga.
    Cavaleiro francês do século XVI armado com uma besta.

    Já havia registos desta arma na Roma Antiga antes e depois da era cristã, como arma de caça ou de guerra. Na Europa, também há vários registos, inclusive na Guerra dos Cem Anos onde os besteiros genoveses deram apoio à França contra a invasão da Inglaterra, porém foi mal sucedida pela fraca estratégia usada pelos franceses e pelo baixo número de guerreiros que utilizavam a arma. Nesta época, entre os século XIV e século XVI, as bestas tinham um alcance considerável, cerca de 100 passos (entre 230 e 250 metros de distância), e pesavam cerca de cinco a sete quilogramas enquanto o arco longo inglês tinha um alcance entre 180 e 200 metros, o que apresentava vantagem da besta, porém a mesma tinha um intervalo muito grande entre os disparos: o besteiro tinha de colocar um novo quadradelo na haste, enrolar, então, a corda com uma alavanca, que se encontrava na parte anterior da arma, até ao ponto certo para o novo tiro, o que, além de requerer muita força física, ainda demorava cerca de dois a cinco minutos, tempo de que não se tinha na guerra contra os arqueiros ingleses que eram apelidados de Arlequim, que significa demónio, e os mesmos conseguiam atirar facilmente cerca de cinco flechas no curto espaço de vinte segundos; além disto, o besteiro sempre estava acompanhado de um segundo homem que carregava um pavês que é um escudo comprido feito de carvalho e salgueiro que era usado para defender o besteiro dos ataques de flechas inimigas nos momentos em que ele estava carregando sua besta que era sempre feito atrás deste escudo. A besta tinha uma força suficiente para atravessar a maioria das armaduras da época como cotas de malha e algumas armaduras leves de placas a uma boa distancia, porém havia outras bestas chamadas leves que não tinham o mesmo alcance e potência, sendo usadas principalmente na caça.




    Variantes

    A besta chinesa tem uma variante bastante interessante, a que foi chamada besta de repetição, e que consistia em uma única arma capaz de lançar de cinco a dez projécteis de uma só vez, mas era uma arma para grandes exércitos pois necessitava de, no mínimo, dois homens para carregá-la e armá-la (um homem sentado no chão esticando a corda com os pés para o alto enquanto o segundo carregava e orientava para a execução do tiro). Era uma arma para grandes quantidades de tiros e muito útil contra exércitos, onde eram atiradas milhares de flechas no ar que caiam sobre o campo inimigo, que podia estar até 350 metros do tiro e, após a violência do ataque das bestas, podiam fazer os ataques por terra já com os exércitos inimigos praticamente derrotados pelo imenso poder da rajada desta arma.

    Uma variação da besta de repetição chinesa foi criada na Europa por volta do século XIII, consistia numa besta maior com cerca de quinze a 25 quilos que continha um encaixe para até sete quadradelos que eram atirados com um pequeno intervalo de dez a quarenta segundos o que a tornava bastante preciosa. Porém ficou obsoleta logo em seguida devido ao peso e ao grande tamanho que dificultava muito o transporte e uso da mesma que demorava também de cinco a dez minutos para recarregar, tinha muitos defeitos mecânicos, emperrava muito facilmente, tinha um alcance muito pequeno menos de trinta metros, necessitava de dois ou mais ajudantes para transportar, apontar, recarregar etc e pouca força contra as armaduras da época, foi desconsiderada logo após a criação como muitas armas, virou uma arma mais de decoração para ficar pendurada em paredes ou pequenas competições de tiro ao alvo não sendo uma arma para batalhas ou guerras pelo seu desempenho ruim e dificuldade de uso e transporte.

    A besta de repetição teve uma nova chance no século XVII com a melhoria considerável da mecânica e dos ferreiros, porém foi novamente descartada pelo auge das armas de fogo que estavam bastante avançadas comparadas com as primeiras criadas, sendo novamente apenas produto de decoração ou competições e caça.




    Imagens








    Fonte: Wikipédia e Google Imagens.

    Bom pessoal, aguardo por respostas.  Bebendo Café


    Última edição por Galileu em 28/7/2013, 03:09, editado 2 vez(es)



    Quando os mortos caminharem, os humanos rastejarão.
    Leia as Regras!

    denoyx
    Membro
    Membro

    Posts : 206
    Cadastrado : 24/12/2012

    Re: Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por denoyx em 13/1/2013, 23:23

    muito bom o topico galileu Sorridente tem bastante informaçao sobre essa besta q eu mesmo considero uma otima arma branca pois é silenciosa e tem a possibilidade de recuperar as flechas q vç usou nos zumbis

    RaphaelCarvalho
    Sobrevivente
    Sobrevivente

    Posts : 54
    Cadastrado : 08/01/2013
    Localização : Salvador, Bahia

    Re: Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por RaphaelCarvalho em 14/1/2013, 00:16

    Seus tópicos e mensagens sempre bastantes informativos, curiosos e interessantes já te renderam bastantes votos positivos de minha parte. Assim como este. Mas falando sobre o tópico, gostei bastante, pois mostra o lado que poucos conhecem sobre a arma citada: a história. Eu mesmo não sabia das informações que estão no texto... Show de bola! Positivo




    "A compaixão nem sempre é uma virtude, quem poupa a vida do lobo condena à morte as ovelhas." (Victor Hugo)
    "Num certo momento da vida, não é a esperança a última a morrer, mas a morte é a última esperança." (Leonardo Sciascia)
    ----
    Gostou do post? Dá um voto positivo aí.

    Mr.SkyWest
    Cidadão
    Cidadão

    Posts : 126
    Cadastrado : 09/11/2012

    [Armas Brancas] Bestas!

    Mensagem por Mr.SkyWest em 18/1/2013, 22:47

    Cara Vc Curti The Walking Dead? se vc Curti Vc Ja deve ter reparado no Daryl O besteiro! Cara eu gosto muito de armas! E pela minha experiencia com armas eu percebi q a besta é Um Artefato Raro de se achar e quando se acha o Preço Nao é nada agradavel! Mas foi muito bem lembrado essa arma! Bom Mas vamos levar mais pro lado real! Meu Sonho basico de consumo é comprar uma USP.45
    Vlw pelo topico cara!

    Galileu
    Secretário
    Secretário

    Posts : 956
    Cadastrado : 01/06/2012
    Localização : Rio Grande do Norte

    Re: Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por Galileu em 19/1/2013, 11:36

    Mr.SkyWest escreveu:Cara Vc Curti The Walking Dead? se vc Curti Vc Ja deve ter reparado no Daryl O besteiro! Cara eu gosto muito de armas! E pela minha experiencia com armas eu percebi q a besta é Um Artefato Raro de se achar e quando se acha o Preço Nao é nada agradavel! Mas foi muito bem lembrado essa arma! Bom Mas vamos levar mais pro lado real! Meu Sonho basico de consumo é comprar uma USP.45
    Vlw pelo topico cara!

    No geral, a maioria das coisas que você falou aí são besteiras. Não há nada de raro em achar bestas por aí. Talvez seja mais difícil encontrar em lojas físicas e/ou especializadas por aí, mas, com certeza a coisa mais fácil é encontrar bestas e arcos profissionais à venda. O meu irmão comprou uma besta no Arqueria.

    Os preços não são os mais animadores, mas, mesmo assim são bons preços para quem quer praticar.



    Quando os mortos caminharem, os humanos rastejarão.
    Leia as Regras!

    Joao_Vitor
    Iniciante
    Iniciante

    Posts : 11
    Cadastrado : 23/02/2013

    Re: Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por Joao_Vitor em 23/2/2013, 02:40

    Bom Topico ! , agr ja sei mais sobre essa arma

    Conteúdo patrocinado

    Re: Bestas e/ou Balestras

    Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:26


      Data/hora atual: 10/12/2016, 13:26